quinta-feira, 15 de abril de 2010

Faculdade e coisas

Os temas clássicos fasminianos: sonho, a mulher inocente(alice), a mulher resolvida e forte ou luxuosa e geometrismo.
A grande maioria dos temas do pessoal da faculdade acaba entrando em alguma dessas categorias, e infelizmente o meu não foi diferente. ¬¬
Mas se é tão presente e real pra mim, acho que devo seguir em frente.

Caí no geometrismo, mas isso não é um simples "tema" para mim, não foi algo do tipo: "ai..tenho que escolher um tema para coleção, e agora?". É algo que faz parte de mim, do meu ser, e principalmente, quando eu decidi ir por esse caminho, eram formas que expressavam meus sentimentos no momento. (não quero ser cafona, mas pode acontecer)

Então me dei conta que o motivo desse recorrente tema geométrico deve ser um consciente coletivo, e que as outras pessoas se sentem do mesmo jeito e essa é a primeira forma que devem pensar como expressar. Elas vêem(ainda se escreve assim?) as mesmas coisas que eu acontecendo no mundo, então tudo faz sentido. Podem não passar pelas mesmas situações, por exemplo a que desencadeou tudo isso pra mim, mas enfim..

Uma coisa que eu tive certeza hoje é que eu gosto de fazer roupas usáveis. Usáveis para mim ou para um amigo. Não peças estrambólicas que ninguém nunca vai usar, nem a lady gaga porque, seilá, não fica legal nela. Se for fazer algo estrambólico ainda será algo sobre mim, algo que eu usaria num momento de montação, a lá club kid talvez. Essas situações que nós paramos pra pensar o que vestir e nos preocupamos em ficar bonito e com uma aparência legal me animam.

Esta noite do dia 15 de abril apresentei meu trabalho de bimestre. Ufa, finalmente acabou esta fase - (med0 em pensar como será tenso o tcc). Uma coleção supostamente de jeans e camiseta. O "supostamente" é porque eu não desenhei nenhum jeans, não parei pra pensar nisso, não me preocupei, só usei como styling para a apresentação porque fazia parte da proposta dada pelos professores.

Depois de uma imensidão de referências vistas des do ano passado sobre geometrismo, entre elas um vídeo incrível que me levou a outro universo e fractais e origamis e pricipalmente hyperdimensão, cheguei a uma conclusão:

O cubo.

Que coisa mais linda, me faz viajar na sua beleza em simplicidade encantadoras.

Como costumo fazer moda masculina (minha paixão - fico hipnotizada quando vejo um homem bem vestido ou com alguma peça interessante, o styling, enfim), a coleção a princípio seria masculina. Mas pera aí.. pra que isso? Acontece que minha coleção não foi desenhada pensando no gênero da pessoa que vai vestir. Fica a critério dela ver se isso é bom ou não pra ela.
Minha coleção foi desenhada pensando no cubo e na peça, criada a partir da modelagem extraída do cubo.

Tendo desenhado cada forma, ainda há mais um ponto a ser observado... onde vão passar meus braços e cabeça?

Minha vontade, caso as peças fossem comercializadas, é deixar a peça fechada, e que quando a pessoa compre, ela possa decidir onde vai querer os buracos, que dependendo da posição mudam completamente a forma e caimento no corpo. Caso o cliente desejasse, ofereceríamos o serviço de fazer o acabamento de graça (rs, mas todo mundo sabe que nada é de graça, o serviço já estaria incluso no preço da roupa, querendo ele ou não, mas caso não quisesse quem sabe teria um desconto maior).
Me agrada muito essa idéia de liberdade, de você poder escolher como vai usar a sua peça, mas também paro pra pensar se as pessoas querer isso também, se não pensam algo do tipo: "ai que preguiça, não sou eu que tenho que pensar nisso, é o estilista, eu quero a roupa pronta". E pensando nestes casos, também ofereceríamos algumas peças já definidas.

Bem.. acho que chega de escrever por hoje. Afinal, se você opta estudar moda na Santa Marcelina, tenha certeza que você vai passar muitas noites em claro fazendo trabalhos. Mal sabem as pessoas, e é muito triste o jeito que elas não dão valor a tudo que fazemos e que somos capazes de fazer, mas só vivendo isso pra entender como é.
O pior de tudo é ver como o mercado te valoriza, você pagou 90mil de mensalidade para estudar na melhor instituição do país, pra chegar num estágio e o cara te oferecer 350reais.

Como ia dizendo.. - sempre me disperso dos assuntos rapidamente - ..dormi tipo 10horas nos últimos 3 dias por causa da entrega desse trabalho. Ainda assim não consegui concluir como gostaria. "Terminei"(porque não terminei de fato) de fazer correndo pra entregar ainda com 30minutos de atraso. Agora que tudo passou estou mil kg mais leve e vou ter uma ótima e longa noite de sono, assim que arrumar meu quarto(super zona).



Aqui é um antigo desenho comprovando meu amor por linhas e estruturas retas. Vejo moda nele, como nosso olhar fica sensível, né? Nem passa pela cabeça da maioria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário