segunda-feira, 6 de maio de 2013

Identidade - Súbita crise na moda brasileira.



De repente todos falando dessa tal crise na identidade de moda brasileira. Até o BoF publicou um artigo.
Diversos problemas (prazo) fizeram várias marcas importantes (Glória Coelho, Reinaldo Lourenço, Maria Bonita, Alexandre Herchcovitch(masculino), Huis Clos, Iódice, Cia. Marítima e Vitorino Campos) desistirem de desfilar o Verão 13-14 do SP Fashion Week que ocorreu em março. Isto com certeza enfraqueceu nossa semana de moda, porém não é justo, por conta disto, declararem uma crise de identidade.

O problema de fato apontado pelo BoF são as marcas extremamente voltadas para o comercial (Colcci, TNG, Triton e Cavalera) apresentando tendências não originais mastigadas da Europa.

As grandes marcas já tomaram território brasileiro dando mais opções aos consumidores e aumentando a concorrência e dificultando a vida das empresas nacionais.

Voltando sobre o assunto identidade.. acho complicado quererem estipular uma identidade de moda para um país que ainda tem pouca experiência nisto comparado com os famosos.
É fácil reconhecer a moda de Londres com sua exploração em novas proporções, Paris sofisticada com sua maestria em executar lindas peças, Milão com sua exuberância, Japão misturando lindamente o oriente com ocidente e Nova Iorque com seu comercial contemporâneo destacando-se pelo Marc Jacobs.
Fora isso, o que se fala sobre as outras semanas de moda mundo afora? As cerca de 80 sem contar os eventos menores como Casa de Criadores.
Qual identidade de moda da L'Oreal Melbourne Fashion Festival por exemplo? Eu não sei. Alguém talvez saiba e possa contar.

A questão que quero chegar é que eu acredito sim que existe uma identidade da moda brasileira, mas mais do que isso existem as características regionais. Nos países da Europa essas características devem ficar fáceis de generalizar e definir para o país todo por serem pequenos e com pouca diferencia regional, porém no Brasil, onde sudeste, nordeste são completamente diferentes, com pessoas, costumes e culturas diferentes, onde até Rio e São Paulo representam lifestyles tão opostos, fica difícil estabelecer uma identidade de moda do país.

Acredito que o que faz sentido estilistas que se caracterizam com determinadas estéticas exibirem seus shows nos respectivos países que fazem sentido se assim quiserem. Da mesma forma que os incríveis e experimentais belgas desfilam em Paris e Pedro Lourenço já foi.

Não existem mais fronteiras em referências globais para a criação. Todos estão recebendo e assimilando as mesmas maiores notícias. Um designer brasileiro não é somente um criador brasileiro, mas também parte global. Todos somos um pouco do que nos cerca e do todo que conhecemos.

A tal identidade de moda brasileira simplesmente é o designer brasileiro.
Se tivermos pessoas incríveis fazendo shows incríveis, não importa aonde exibimos, e sim da onde viemos.
Vejo isto pelo exemplo da moda belga que é super reconhecida pelos estilistas formados lá que porém não desfilam lá.

Agora também ainda não sei dizer a característica que nos define, mas creio que em pouco tempo isto ficará claro.

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