quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ai, o consumismo




- Tem certeza que você precisa de todo este material?

A) - Mas é claro que sim, eu sou um artista!

B) - Claro que não, eu sou um artista!

Como é difícil falar não pra algo, deixar de comprar algo. É tão bom ter as coisas, mas ao mesmo tempo enche o saco querer ter as coisas.

Quando vou comprar algo penso se precismo mesmo daquilo. Na maioria das vezes a resposta é não. Não preciso de quase nada.

Se sou uma artista consigo muito bem ser criativa e criar sem precisar comprar nenhum novo material.

Eu estou comprando coisas porque no momento tenho lugar pra guardar, tenho um armário, gavetas, prateleira, mas e depois? Fico pensando em como vou fazer pra voltar pra casa com minhas duas malas de 30kg e com o tanto de coisas que eu comprei e não preciso.

Essa necessidade de ter as coisas enche o saco mesmo. Minhas aquisições aqui: roupas, livros, enfeites, material de arte.

Tenho mania de comprar muita besteira por estar barato. Quando vejo um preço baixo meio que não me controlo muito e já vou comprando, mas de cinco em cinco dólares já deu uma boa soma pro orçamento, que eu poderia ter gasto com algo mais útil, por exemplo uma diária num albergue, passagem de avião, uma roupa mais legal (roupas estão na parte de difícil definição que precisa ser melhor desenvolvida)

Tanto não preciso de nada que nem lembro o que restou no meu quarto quando fechei as malas e peguei meu avião. Vai ser uma surpresa quando voltar, do tipo "nossa, é mesmo..eu tenho isso", e também vou voltar em boa hora pra fazer uma doação geral de natal.

Estou bem nessa vibe de up-cycling. Provavelmente por esse estilo australiano. Todo mundo parece se vestir muito bem e acho que posso dizer que tendo estilo, afinal eles se vestem bem de acordo com as tendencias. São muito consumistas, mas o fato de você ter uma informação de moda, gostar de tal e ter algum estilo facilita o consumo em geral e não só de roupas novas. Com essa informação individual de moda eles tem como montar um visual com qualquer coisa.

O ponto que quero chegar é nos second-hand. As roupas não parecem velhas que nem nos brechós do Brasil. Consegui comprar muitas coisas por 1 dólar e vira e mexe ouço elogios sobre minhas peças.


Acho que os australianos sabem bem misturar o fast fashion, high fashion e second-hand com facilidade. A final, o que importa é a imagem, e não a marca ou seja lá o que for.
E se for ver é tão fácil, tão básico. Camiseta, calça, shorts, um vestidinho, bota, vans. Tá pronto! E lindo.

De qualquer forma.. ai, o consumismo.., coisas baratas, como é difícil resistir.

Estou tentando ser uma consumidora mais consciente agora. Isso vai ser resumido em dois fatores que eu talvez venha a explicar depois: algodão orgânico e fabricação.

Você vai comprar uma roupa nova e já está na hora de se preocupar pelo que aquele produto passou pra chegar até você. Sei que é difícil, mas será mesmo que aquele casaquinho de 15dólares vale só isso mesmo? E você vai conseguir resistir à uma pechincha dessas?

Pois é, o poder de mudança para um mundo melhor e mais justo está na mão de todos.
Chega de comprar produtos que não sejam eco! Cadê meu algodão orgânico? Quero saber se o fazendeiro e sua família que plantou esse algodão aqui não está doente por conta dos pesticidas que ele usa, quero saber se alguém foi intoxicado por conta de tingimentos, quero saber se a mão de obra trabalha em boas condições e recebe um salário justo.

Mas e como ter todas essas informações? Eu também não sei.

Você sabia que somente a indústria têxtil do U.K. produz 3.1 milhões de toneladas de CO2 por ano e 1.5 milhões de toneladas de roupas terminando no aterro!? (Minney, 2011)

O que podemos pelo menos começar a fazer é optar por roupas de boa qualidade e que vão ser úteis por bastante tempo e suportar condições justas de trabalho. E não se esqueça, a second-hand tá lá. Pode não ser muito atraente no Brasil, mas sei que tudo vai melhorar com o tempo.

É meio contraditório isso. Como vamos seguir as tendência e comprar roupas que vamos usar por vários anos ao mesmo tempo?
Não se preocupe, está tudo ok. O estilo sobressai qualquer tendência.

Pra quem quiser ficar um pouco mais informado sobre essa nossa indústria doida, mas que tem um bom caminho de melhoras pela frente, vale a pena sempre dar uma olhada nos artigos do The Ecologist.


Nenhum comentário:

Postar um comentário